segunda-feira, 28 de maio de 2012

BARDANA



Também chamada de gobô pelos japoneses. É uma planta que vejeta em locais úmidos e sombrios, de raiz robusta, largas folhas verdes na parte inferior e branca esverdeadas na parte superior. As flores possuem cor purpúrea. É depurativa e cicatrizante, prevenindo furunculoses, cálculos renais, hemorróidas, artrites e queda de cabelo. Muito usada na alimentação macrobiótica, é considerado um vegetal silvestre É, segundo os macrobióticos uma raiz muito yang e é a grande favorita diária. Ela é extremamente apetitosa e nutritiva. Fornece ao organismo proteínas, glicídios, fibras, calcio, fósforo, Vit. A. B, Riboflavina, Niacina , Vitamina C e, também sais minerais.
Como preparar um cozido
Colocar de molho ajuda a torna-la mais macia, deve ser raspada como cenoura e pode ser cortada em diagonal ou em pequenas tiras e refogada sozinha ou com cenoura ou outros vegetais. Ela é usualmente refogada antes (depois da cebola e antes dos outros vegetais) para remover um sabor amargo que algumas vezes tem. Poderá fazer também com carne, se gostar.
Suco fresco
Eu pessoalmente, para dores causadas pela artrose, (é incrível o efeito para estas dores) uso o suco fresco da raiz batido no liquidificador. Assim: corto um pedaço, mais ou menos de 0, 10 cm coloco um pouco de água filtrada e bato. Côo e tomo na hora, porque escurece rápido. (devido ao ácido tânico, inofensivo ao organismo) Para não escurecer rápido coloque umas gotas de limão no liquidificador para bater junto com a raiz.

Uso externo - Modo de usar e preparar

Artrite – cataplasma:Esmagar algumas folhas frescas de bardana e aplicar com uma gaze sobre a região afetada.

Queda de cabelo-decocção:
Cortar 10g de raiz de bardana em pedaços pequenos e cozinhar em pouca água. Quando estiver mole, esmagar e reduzir a uma papinha. Friccionar o couro cabeludo uma vez por dia.

Hemorróidas –cataplasma:
Cozinhar em uma panela um punhado de folhas secas lavadas e enxutas com pouco leite. Quando o leite estiver evaporando, colocar as folhas cozidas em uma gaze limpa e aplicar sobre a região afetada.
Onde encontrar
A raiz é achada em feiras livres e mercearias japonesas. Como sempre, as folhas frescas são mais difíceis de achar, só mesmo encomendando ao seu fornecedor da bardana. Folhas já secas você acha nas lojas de produtos naturais, na parte de ervas para chás.


Nenhum comentário:

Postar um comentário